LiveZilla Live Chat Software

Page title

SIM, nós queremos uma Constituinte Exclusiva e Soberana que garanta ao povo o direito de mudar o sistema político.

O Sindicato dos Rodoviários, juntamente com centenas de sindicatos e entidades representativas da juventude, dos movimentos sociais e populares, participará do plebiscito popular pela formação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para fazer a reforma política. O plebiscito irá acontecer de 1º a 07 de setembro, em todo o País.

O objetivo do plebiscito é mostrar a deputados(as) e senadores(as) que a população quer mudanças no sistema eleitoral e político, pois não se sente representada. E realmente não está. O atual Congresso Nacional é formado por mais de 70% de fazendeiros e empresários, sendo que a maioria da população é composta por trabalhadores(as). Isso acontece porque hoje só ganha eleição quem tem muito dinheiro, e só têm muito dinheiro os candidatos que representam e são financiados pelos grandes grupos econômicos.

Para mudar essa lógica que cria uma distorção gigante e prejudica os trabalhadores(as) e a grande parcela da população que não vêem suas necessidades atendidas, será realizado um plebiscito para provocar a formação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana, que será composta por cidadãos e cidadãs eleitos(as) exclusivamente para debater e mudar o sistema político brasileiro.

“Como a maioria dos deputados e senadores recusa-se a alterar o sistema político que garante seus privilégios, nós vamos às ruas para mostrar que os trabalhadores, as trabalhadoras e toda a população não estão contentes com a atual situação, e que queremos mudança”, afirma o presidente do Sindicato, Paulo João Estausia (Paulinho).

Todos os brasileiros e brasileiras têm direito a um sistema político que lhes garanta representação e participação e que assegure, de fato, que demandas, desejos e problemas sejam tratados conforme as reais vontade e necessidade da maioria.

A pergunta que será feita aos trabalhadores(as) e à população é:

Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

O Sindicato orienta o voto no SIM.

O Sindicato irá coletar os votos dos trabalhadores(as) nos terminais e garagens das empresas. Participe!

O que é uma Constituinte?
É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

O que é um Plebiscito Popular?
Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

Congresso Nacional é composto por deputados e senadores que fazem parte da minoria da população brasileira. É preciso mudar essa realidade.

– mais de 70% de fazendeiros e empresários (da educação, da saúde, da comunicação, industriais, etc) sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses;
– 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira;
– 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros;
– Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil.

Fonte: www.rodoviariosorocaba.org.br